quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Dores nos músculos



As dores musculares após um treino intenso são muito comuns. Mas o que elas significam. O treino foi feito de maneira correta ou está sobrecarregando demais a musculatura?



Qual é a causa exata?

Toda vez que se inicia um treino diversificado, as dores podem aparecer. Mas elas não podem perdurar por muito tempo. Esse é o segredo. Alguns tipos de exercício são mais propensos a nos deixar doloridos, no entanto. Os mais notórios são exercícios excêntricos, que são aqueles em que um músculo passa por uma certa contração.

Quando a dor muscular é uma coisa boa?

A dor tem muito a ver com o crescimento, reparação e recuperação muscular. Assim, neste sentido, é um sinal de que coisas boas estão acontecendo. É possível sim construir o músculo sem dor, ou deixar de se machucar depois de ter se acostumado a uma rotina de treino particular. Isso não significa que a rotina não está mais funcionando.

Quando a dor muscular é uma coisa ruim?

O segredo sujo da dor muscular tardia é que ele vem com uma perda de força. Não é só que você não se sinta com vontade de se exercitar. Quando você está dolorido, seus músculos não podem produzir tanta força quanto gostaríamos. Essa fraqueza pode durar mais tempo do que a dor, por dias ou até semanas. Se você sente dores musculares o tempo todo, você pode estar sabotando seus próprios esforços de treino.

Quando você está dolorido, veja o que você pode e não pode fazer:

- Alongamento: se faz você se sentir bem, então beleza. Mas estique só um pouco;
- Gelo: banhos de gelo e massagem com gelo não aliviam a dor, apesar de que o frio e a dormência podem distrair sua mente dessa sensação;
- Roupas de compressão: usá-las após o exercício pode realmente ajudar se forem colocadas corretamente.
- Massagem: Sim, pode ajudar, mas não está claro para os cientistas que tipo de massagem é melhor ou quando você deve fazê-la.

No entanto, o diálogo com seu personal trainer resolve muitos problemas. Se seu treino lhe faz sentir dores, conte a ele. Pergunte se a carga não está muito alta. Troque os exercícios que lhe causam desconforto. Dor é um sintoma do aumento muscular, mas também pode ser um alerta para outros problemas. Você já sabe. O grande segredo é praticar atividade física com alegria, afinal de contas, fazer exercícios é um prazer.


Nenhum comentário: