segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Slackline aumenta o equilíbrio





Praia, praça, parque, no campo, na cidade ou na beira do mar. O cenário você escolhe e o esporte da vez é o slackline.

O slackline surgiu na região do Vale do Yosemite, nos Estados Unidos, onde grupos de escaladores passavam dias acampados em busca de novas vias. No intervalo entre as escaladas, esticavam suas fitas e caminhavam sobre elas para praticar equilíbrio. 

MODALIDADES

Highline é a versão do slackline em que a fita é fixada a uma altura mínima de cinco metros do chão.
Trickline é a modalidade em que os participantes realizam diversas manobras, se equilibrando ou saltando sobre a fita
Longline também é uma modalidade que exige experiência, pois a fita é fixada a uma distância mínima de 20 metros entre um ponto e outro.
Surfeline usa a fita mais solta e com tensão menor para simular os movimentos do surfe.
Waterline é uma modalidade divertida, em que a fita é colocada sobre uma piscina, mar, represa ou lagoa, e cada tombo representa um banho.
Yogaline, em que o praticante realiza posturas de concentração, exercícios respiratórios, meditação e os movimentos de yoga sobre a fita.

ONDE PRATICAR?

O slackline pode ser praticado em qualquer lugar que tenha duas árvores ou outro ponto firme para fazer a ancoragem. Para principiantes, o ideal é que a superfície seja de grama ou areia, para amortecer as quedas. A fita deve estar fixada à altura do joelho.

EQUIPAMENTO E AULAS

O equipamento para slackline custa a partir de R$280, já com catraca, que facilita a fixação. Não é comum encontrar fitas para alugar, mas é possível praticar com o equipamento do professor por um custo médio de R$80/hora (aula + equipamento). O comprimento das fitas varia entre 15 e 25 metros, e a largura entre 25 e 50mm.

BENEFÍCIOS PARA O CORPO

 Além do equilíbrio físico e mental, o slackline é um bom exercício para o abdômen, cintura, pernas e glúteos.  Sobre a fita, o praticante faz dois tipos de trabalhos: em movimento, com caminhadas, manobras, subidas e saltos; e estáticos, já que todo o tempo as pernas ficam semiflexionadas.

Esses exercícios, chamados de isométricos, tonificam a musculatura e previnem lesões. O gasto calórico depende da intensidade do movimento, mas gira em torno de 350 kcal/hora para uma pessoa de 70 quilos.


Pratique essa nova modalidade e trone sua vida mais saudável, afinal de contas, fazer exercícios é um prazer.

Nenhum comentário: