sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Dia do coração é comemorado no Brasil




No último domingo, dia 29, foi comemorado em todo o Brasil o dia do coração. A data serve para conscientizar as pessoas sobre os cuidados que devem ter com esse órgão vital. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 17,3 milhões de pessoas ao redor do mundo morrem anualmente vítimas de alguma doença do coração. Só no Brasil, o número chega a 300 mil.

E foi pensando na prevenção desses problemas que desenvolvemos os seis passos para um coração saudável. Exames de rotina devem ser feitos para que possíveis problemas possam ser diagnosticados. É preciso manter diabetes, colesterol e outras doenças sob controle para que o coração não sofra as consequências.


1: É recomendada a pratica de exercícios durante 40 minutos, de três a cinco vezes por semana. O ideal é fazer caminhadas intercaladas com pequenas corridas, o que vai auxiliar na melhora do condicionamento físico. Comece sempre respeitando os seus limites e se mantenha hidratado.

2: O consumo de gorduras aumenta o colesterol, que é um dos fatores de risco para o infarto. Troque os lanches gordurosos por receitas mais saudáveis, como um sanduíche de queijo minas com peito de peru, por exemplo. Essas trocas podem ser melhor instruídas por um nutricionista.

3: Quem já é hipertenso deve reduzir o sal e consumir frutas que tenham potássio, como banana, laranja, melão, caju e frutas secas.

4: Elevar a pressão arterial é um perigo para o coração, por isso é importante aprender a controlar o estresse. Uma dica é caminhar diariamente por, pelo menos, 30 minutos. A atividade física com orientação é sempre uma boa aliada.

5: Não deixe de buscar auxílio médico sempre que notar qualquer alteração em seu ritmo e faça exames de rotina a cada seis meses. Ir ao cardiologista uma vez ao ano também pode evitar surpresas.

6: O tabagismo é um dos mais conhecidos fatores de risco das doenças cardiovasculares. O cigarro causa contração e obstrução dos vasos sanguíneos. O risco de um fumante sofrer um infarto é três vezes maior quando comparado a pessoas que nunca fumaram.

Se seguir a risca essas dicas, poucas são as suas chances de sofrer problemas com o coração. Viva os bons momentos da vida e faça dos exercícios o seu grande aliando. Afinal de contas, fazer exercícios é sempre um prazer.


Nenhum comentário: