quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Dia das crianças: Quais as atividades mais indicadas





Antigamente as crianças jogavam bola, corriam, se escondiam. Hoje elas jogam, jogam e jogam vídeo game. Essa realidade faz com que os pais busquem matriculá-las em diferentes modalidades. Veja as práticas mais indicadas para as crianças e como tornar a vida delas ativa, afastando o risco de doenças e prevenindo-as contra o sedentarismo.

Até 5 anos: Quanto mais naturais os movimentos nesse período, melhor. Correr, pular corda e dar cambalhota são atividades inseridas nas brincadeiras. A natação pode ser uma escolha desde os primeiros meses, já que aproxima o bebê da sensação que tinha quando estava no útero.
Atividades mais indicadas para essa faixa etária: Natação, Ginástica artística, Balê, Judô, Bicicleta (com ou sem rodinhas), Atletismo, Tae Kwon Do

De 6 a 11 anos: Antes dessa idade, a criança ainda não está com todas as funções motoras formadas. A partir dos 6 anos, a estruturação espacial e corporal já permite que ela pegue a bola e arremesse de volta. Atividades complexas, como vela e remo, também já podem ser praticadas nessa fase.
Os esportes indicados para essa faixa etária: Futebol, Futsal, Vôlei, Basquete, Handebol, Tênis, Hóquei, Vela, Remo, Yoga.

De 12 a 15 anos: As crianças desenvolvem equilíbrio, força e destreza, a partir dos 12 anos. É o momento ideal para iniciar competições de diferentes atividades esportivas, que promovem a integração social.
As atividades indicadas para a faixa etária: Alongamento, Musculação, Jumping, Boxe, Hip Hop, Competições de esportes coletivos, como basquete e vôlei.

A partir de 16 anos: Nessa fase, é possível diversificar as opções, incluindo aulas coletivas em academias.
Atividades indicadas nessa faixa etária: Exercícios em suspensão, que combinam roldanas e cordas fixadas ao teto da sala para elevar o corpo, utilizando o próprio peso para a execução dos movimentos (treinamento funcional), Ginástica localizada, Running, Bicicleta indoor, Pilates.


Independente da atividade escolhida, é preciso levar em consideração as necessidades das crianças e também o que elas mais gostam. Se forçar um jovem a uma modalidade que não se interessa, é certo o erro. Veja onde a criança se encaixa e estimule-a. O treinamento funcional também é uma realidade nos dias atuais. E a dica é sempre a mesma. “Fazer exercícios é um prazer”. Esse é o conceito.

Nenhum comentário: