quinta-feira, 21 de março de 2013

Vamos parar com o cigarro?




Você só precisa ter vontade e determinação. Queime calorias ao invés de substâncias tóxicas



_ Esse é o último! A partir de amanhã paro de fumar!
Essa é a afirmação de muitas pessoas. Mas se você quer parar mesmo de fumar, não acenda nem esse último. No Brasil, apenas 5% das pessoas que tentam parar de fumar, conseguem o objetivo depois de um ano. As mulheres têm ainda mais dificuldade, e perdem em média 14 anos de vida por conta desse hábito.

Várias são as desculpas dos fumantes, mas nenhuma é coerente. Alguns começam na juventude, em baladas, com cigarros mentolados. Outros dão algumas pitadas devido ao estresse do trabalho, a problemas particulares. Mas o cigarro pode trazer ainda mais dores de cabeça e prejudicar a saúde, além de não ter nenhum estudo que realmente comprove a tese de que ele relaxa o indivíduo. Quem sabe a sua desculpa está baseada em um mito. 

O cigarro tem milhares de substâncias tóxicas e o monóxido de carbono é o grande vilão do coração. Ele danifica a parede dos vasos sanguíneos, aumenta a frequência cardíaca, dificulta a absorção de oxigênio e obriga um maior trabalho cardiovascular. O cigarro também causa inflamação em todas as vias aéreas e prejudica os movimentos dos cílios que limpam o aparelho respiratório, facilitando problemas alérgicos como rinite e sinusite. Na pele, ele destrói a matriz de colágeno, que dá sustentação, e provoca manchas e rugas. Pode, ainda, engrossar a voz nas mulheres. E, com o tempo, há o "efeito tolerância", que leva o fumante a precisar cada vez mais dessas substâncias nocivas para ter o mesmo resultado.

E você sabe quem pode te ajudar a parar de fumar? A prática de exercícios físicos. Quem caminha ou corre gasta suas energias, queima o seu estresse e também melhora a circulação sanguínea, aumenta o metabolismo, enfim, dá qualidade de vida a rotina diária.

Para se ter uma ideia, veja como o organismo reage ao mínimo de tempo sem o cigarro.

- Após 20 minutos, a pressão arterial e a pulsação voltam ao normal.
- Após 2 horas, já não há nicotina no sangue.
- Após 2 dias, o olfato e o paladar melhoram.
- Após 3 semanas, a circulação e a respiração ficam mais fáceis.
- Em 2 anos, o risco de infarto e AVC cai pela metade, igualando-se ao de quem nunca fumou.
- Em 10 anos, o perigo de câncer de pulmão se reduz 80% e, em duas décadas, é igual ao de quem nunca foi fumante.

Então, vamos combinar o seguinte. Não acenda esse último cigarro. Faça assim: Vá até a lixeira e jogue lá todo o estoque que você tem guardado. Procure uma academia de ginástica ou um médico. Comece a fazer exercícios todos os dias. A caminhada é o mais adequado. Caminhe por vinte minutos, no mínimo, uma vez por dia. Quando se sentir confortável, comece a oscilar minutos de corrida com minutos de caminhada, até recobrar o fôlego. Persevere nesse objetivo e aos poucos você vai ver que o cigarro, realmente, não é para aqueles que querem viver com qualidade. Boa sorte!

Nenhum comentário: