terça-feira, 16 de setembro de 2014

O sono e o diabete: Entenda mais sobre essa relação






Não são apenas os taxistas, mas todas as pessoas que dormem pouco correm um risco maior de desenvolver o diabetes. A conclusão faz parte de uma pesquisa da Universidade de São Paulo e do Instituto do Sono. Durante o período desse sono ocorrem produções de hormônio que estão diretamente relacionados a esse metabolismo de glicose, e a partir do momento que o indivíduo é restrito ou totalmente privado de sono ocorre um desequilíbrio dessa produção.



Mas a pesquisa revelou também uma boa notícia: os exercícios físicos evitam o risco de diabetes causado por se dormir mal. O indivíduo consegue metabolizar a glicose de maneira muito mais facilitada, e inevitavelmente essa pessoa tem um risco diminuído de desenvolver a doença.

Os pesquisadores garantem: além de ajudar na prevenção do diabetes, os exercícios físicos devem ser considerados uma das principais formas de tratamento para quem tem a doença. Nesse caso, somamos os dois fatores: privação de sono ou restrição de sono, com exercício físico na intenção de atenuar ou até mesmo reverter os prejuízos causados pela falta de sono.

Os pesquisadores dizem que a eficácia da atividade física está comprovada, mas alertam: é importante que cada pessoa busque a orientação antes de começar a se exercitar.

O profissional qualificado poderá criar um plano individual de treinamento e atingir todas as expectativas do aluno, além de corrigir posturas erradas e melhor orientar a atividade.

Veja abaixo uma lista de horas que cada faixa etária precisa dormir diariamente.

Bebê recém-nascido: 17 horas por dia, sendo distribuído ao longo do dia;
Bebê com 1 mês: 8h30 min durante a noite e 7h durante o dia;
Bebê a partir 2 meses: 10 horas durante a noite e 5 horas durante o dia;
Bebê a partir dos 5 meses: 11 horas durante a noite e 3h45 min durante o dia;
Bebê a partir dos 2 anos: 11 horas durante a noite e 2 horas durante o dia;
Criança dos 3 aos 12 anos: 10 horas por noite;
Adolescentes dos 12 aos 18 anos: 9 horas por noite;
Adultos a partir dos 18 anos: 7 a 9 horas por noite;
Idosos a partir dos 65 anos: 7 a 9 horas divididas entre o dia e a noite.

Com essas informações, você pode buscar o repouso perfeito para o seu dia-a-dia e não esqueça da atividade física, afinal de contas, mesmo dormindo bem, fazer exercícios é um prazer.

Nenhum comentário: