sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Academia ou natação?



Veja os benefícios dessa modalidade e chegue ao peso ideal

No verão, as lagoas e praias enchem. Muitos pegam férias e, se possuem tempo, porque não nadar com regularidade. Essa modalidade pode ajudar a capacidade circulatória e cardiorrespiratória, desenvolver os músculos, dar mais flexibilidade e resistência, melhorar o raciocínio e até recuperar movimentos, o equilíbrio e a coordenação motora. Além disso, o exercício ajuda a controlar os níveis de açúcar e colesterol no sangue.



Indicações:

O nado deve ser repetido de 2 a 5 vezes por semana;
Realizar a atividade durante 30 a 60 minutos, incluindo aquecimento;
Fazer diferentes formas de treinamento, oscilando estilos, velocidades e durações.

Com 4 semanas de nado as pessoas apresentam os primeiros sinais físicos, depois com 12 semanas, a melhora é expressiva e com 6 meses, os avanços se tornam progressivos e estáveis.

No entanto, o indicado é sempre procurar um clube, com profissional treinado para lhe auxiliar. Ele está preparado para conhecer seus limites e lhe ensinar não só a nadar, como a evoluir com os estilos. Se você optar por praticar em lagoas e no mar, alguns cuidados são necessários.

Se você escolher o mar ou a lagoa, atente para:

Evitar nadar sozinho, não tomar bebida alcoólica antes de nadar, não imergir em água após lanches e refeições, não se afastar da margem, não saltar de locais elevados para dentro da água, não tentar salvar pessoas em afogamento sem estar devidamente habilitado, lançar objetos flutuantes - bolas, boias, isopores, madeiras, pranchas - para salvar pessoas ao invés da ação corpo a corpo, não deixar crianças sozinhas sem a presença de um adulto responsável, instruir a criança sobre o perigo existente ao entrar em águas mais profundas, identificar nas proximidades a existência de um salva-vidas e permanecer próximo a ele, olhar a sinalização, pois a mesma indicará se o local é próprio para banho, evitar brincadeiras de mau gosto como os conhecidos caldos, prestar atenção na água - muitas vezes a observação é suficiente para perceber alterações que levam a concluir que está poluída ou é perigosa para a prática de banho, evitar brincadeiras fingindo que está se afogando - além de perturbar a paz pública, havendo um afogamento verdadeiro as pessoas podem não dar importância, pensando que se trata de outro alarme falso e em caso de emergência, ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros no telefone 193.


Seguindo essas regras, você pode abusar dos mares e lagoas. Pratique a natação e veja como a sua vida pode mudar pra melhor. E lembre-se, fazer exercícios é uma prazer.

Nenhum comentário: