segunda-feira, 8 de abril de 2013

Cerveja dá barriga! Verdade ou mito?




A cerveja é uma bebida alcoólica carbonatada, produzida através da fermentação de materiais com amido, principalmente cereais maltados como a cevada e o trigo. Seu preparo inclui água como parte importante do processo e algumas receitas levam ainda lúpulo e fermento, além de outros temperos, como frutas, ervas e outras plantas.

E se depender de um estudo realizado pelo Colégio Oficial de Médicos de Astúrias, cerveja não dá barriga. É isso mesmo! Segundo eles, se o consumo for moderado, além de não engordar, reduz o risco de diabetes e hipertensão. Mas para isso, a quantidade diária é de meio litro.


O resultado nasceu após testes realizados em 1.249 homens e mulheres com mais de 57 anos e confirmou que a cerveja é saudável, segundo os autores. O sucesso da pesquisa foi tamanho, que nos testes, os envolvidos não só não engordaram, como perderam peso. No entanto, a ingestão de cerveja era acompanhada de uma dieta mediterrânea.

E a realidade é bem diferente dessa pesquisa. Segundo outro estudo, feito e publicado na revista americana International Journal of Obesity, a cerveja aumenta, sim, a circunferência do abdômen. Isso vale para pessoas que consomem mais de meio litro por dia. E isso é corriqueiro. Hoje a cervejinha virou sinônimo de relaxamento. Tem gente que depois do serviço não se sente completo se não for a um happy hour.

Na balada, mesmo, o copo virou extensão da mão dos consumidores. O número de mulheres mais jovens (entre 18 e 24 anos) que bebem, alcançou o de homens da mesma idade, de acordo com um estudo feito em 2007 pela Escola Paulista de Medicina e financiado pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad). Essas garotas bebem até 88% mais que as mulheres mais velhas. E a cerveja é a mais pedida.

A armadilha pode ser dupla: junto com a bebida vem à batata frita! E os petiscos gordurosos também têm culpa no cartório. Faça as contas: dois copos de cerveja mais uma porção (100 gramas) de provolone à milanesa têm cerca de 800 calorias – quase a cota que você tem direito no dia. É melhor estipular um limite: um copo mais uma comidinha leve.

Outro fator preponderante é que o álcool não é absorvido pelo organismo. Com isso ele acaba indo se alojar, sabe onde? No seu abdômen. É a famosa barriguinha de cerveja.

Fica a dica: Um copo de 350ml de cerveja tem, aproximadamente, 150 calorias. Já a mesma quantidade de chopp, tem 220. Se você quer mesmo emagrecer, largue a cerveja, a fritura, reeduque a sua alimentação e faça exercícios físicos regularmente. Essas pesquisas que induzem as pessoas a consumirem álcool não passam de grandes roubadas.

Nenhum comentário: