quinta-feira, 8 de setembro de 2016

O exercício que vem das brincadeiras de criança

Não raro cedemos espaço em nossa rotina de exercícios para atividades que nos remetem a infância. O que era tão fácil fazer hoje em um primeiro momento – principalmente quando estamos na luta contra o sedentarismo -, nos assusta, e nos faz perder o fôlego. Dentre tais brincadeiras elencamos hoje o simples movimento de pular cordas.

A atividade parece simples para quem olha, mas, é altamente desgastante para quem se dedica à prática. Aliando prática, e intensidade, os benefícios são refletidos na saúde e na transformação corporal, afinal, pular corda ajuda no desenvolvimento da coordenação motora e agilidade. O corpo de quem pula corda passa pelo fortalecimento dos músculos superiores e inferiores, e dá ênfase às pernas e glúteos. Feito com intensidade o exercício proporciona ainda condicionamento cardiovascular, e ajuda a combater celulites e osteoporose.

Em uma sequência de 20 minutos é possível queimar até 400 calorias. Mas, para quem está pensando em ingressar nessa modalidade é preciso que algumas providencias e cuidados sejam tomados. Começando pelo tamanho certo da corda, que tem que ser adaptado de acordo com a altura de cada um, ou seja, de um tamanho que propicie pulos sem que a corda prenda nos pés, e que permita que o exercício seja feito com a coluna ereta. Um truque para medir o tamanho ideal da corda é levantar os braços, ela não deve passar das axilas, nem ficar abaixo do peito. Uma corda ajustável, neste caso, é útil por ser possível encurtá-la caso queira movimentos mais rápidos.

Outra providencia é calçar um bom par de tênis. Atente-se para que este tenha um sistema de amortecimento e certifique-se de que você não tenha nenhum problema nas articulações, pois, o impacto causado por este exercício pode piorar qualquer lesão.

Quer praticar uma atividade e não sabe por onde começar? Experimente pular cordas, então. Cinco séries de 30 segundos é o bastante, inicialmente. Pule 30 segundos, na intensidade que for confortável, inicialmente, e descanse 30 segundos. Depois, conforme for aumentado o seu desempenho físico, vá aumentando também a intensidade (pule mais rápido), e aumente o tempo destinado aos saltos.

Especialistas apontam como frequência ideal para o emagrecimento sessões de 20 minutos diários. Para potencializar a perda de peso, vale a pena intercalar 20 minutos de corda com outro exercício forte em queima de calorias, como ginástica, bicicleta, ou corrida. No final, você terá uma atividade prazerosa, e ainda estimulará seu corpo para uma vida saudável.

Nenhum comentário: