quarta-feira, 8 de maio de 2013

Ataques cardíacos aumentam no Brasil e mulheres são mais afetadas que os homens




Exercícios físicos e uma dieta balanceada podem ajudar na plena saúde

Se o homem vive estressado, a mulher, então, nem se fala. Elas estão, definitivamente, dentro do mercado de trabalho e ainda cuidam do lar, das crianças, acumulando inúmeras tarefas. Isso pode fazer com que elas tenham problemas cardíacos precocemente, como explicaram os cardiologistas Roberto Kalil e Ludhmila Hajjar no programa Bem Estar, da rede globo.

Além desse estresse, dois fatores são fundamentais. As mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais e que fumam, aumentam consideravelmente as chances de infarto. A grande dica para as usuárias de pílulas é largar o cigarro e procurar uma alimentação adequada.

No caso das mulheres, a alimentação precisa ser completada com a prática regular de exercícios. Essa sim é a receita para uma vida saudável, sem uso de cigarro, é claro.

Quanto aos sintomas, sabe-se que a mulher sente os mesmos que o homem, só que em intensidade maior. Eles são:

Dor no peito durante alguns minutos ou horas; Dor ou sensação de peso no braço esquerdo; Dor com irradiação para as costas, mandíbula ou apenas para a face interna dos braços; Formigamento nos braços ou nas mãos; alta de ar; Suor exagerado ou suor frio; Náuseas;
Vômitos; Tontura; Palidez e Ansiedade.

O que fazer em caso de Ataque Cardíaco

O segredo é o que fazer antes de um ataque cardíaco. Tenha uma vida saudável. Mescle uma dieta balanceada com prática regular de exercícios. Essa dica vale para homens e para mulheres. Caso suspeite que esteja tendo um ataque cardíaco, fique calmo(a)  e ligue para uma ambulância imediatamente. Não ignore os sintomas e não ache que vai eles são normais. As dores e desconfortos são o corpo mostrando que tem problemas. É indispensável procurar atendimento médico com urgência, pois o diagnóstico precoce e tratamento adequados são fundamentais.

Quando um ataque cardíaco é percebido com antecedência o médico poderá prescrever medicamentos que dissolvam os coágulos que estejam impedindo a passagem de sangue para o coração.

Veja dados nacionais

• Doenças cardiovasculares são a principal causa de morte de mulheres no Brasil;
• Doenças cardíacas matam seis vezes mais que câncer de mama;
• Desde 1984, a taxa anual de mortalidade por doenças cardíacas no Brasil é maior em mulheres do que homens;
• Os sintomas de doenças cardíacas são diferentes nas mulheres. Cerca de um terço das mulheres têm sintomas atípicos, com pouca dor.
• Cerca de 63% das mulheres que morrem de problemas cardíacos não apresentaram sintomas da doença.

Nenhum comentário: