terça-feira, 30 de junho de 2015

Içarense completa uma das corridas mais técnicas e difícil do Brasil


 

Mountain Do Costão do Santinho 2015

 

O Mountain Do é um evento de corrida de montanha pioneiro no Brasil, inspirado na fusão das corridas populares de rua com as tradicionais corridas européias da região dos Alpes suíços, italianos e franceses, na década de 90. No Brasil, é uma corrida entre trilhas e montanhas, integrando natureza, desafios e superação, nas modalidades individual e de revezamento, cujas distâncias variam entre 4 e 42 km e que acontecem nas principais cidades turísticas brasileiras e no Deserto do Atacama, no Chile.,



A primeira edição do Mountain Do foi em 2004, em 2008 foi criado o Mountain Do Costão do Santinho com a modalidade de revezamento que passou a ser individual em 2013, e em 2010 surgiu o Mountain Do Circuito de Charme, apresentando corridas individuais em Campos de Jordão-SP, em Canela-RS e na Praia do Rosa-SC. O mais recente lançamento Mountain Do foi sua etapa internacional, no Deserto do Atacama, no Chile, trazendo mais sucesso e visibilidade à marca. É um grande desafio que envolve natureza, saúde, companheirismo e aventura! Mountain Do Costão do Santinho se consolida como a etapa mais técnica de todo o circuito.



A oitava edição do Mountain Do Costão do Santinho levou para o norte de Florianópolis 752 atletas em busca de desafios ainda maiores. No caminho, praias, costões, dunas, bosques e trilhas que, com a ajuda da chuva da noite anterior, se tornaram terrenos ainda mais difíceis de serem percorridos. Com aproximadamente 6 horas, o atleta da equipe Içara Runners Julio Cesar Crescencio completou os 42 km, ficando em quadragésimo terceiro lugar Geral e em décimo oitavo em sua categoria.



Independente da distância percorrida e do ritmo imposto por cada um dos atletas era unânime escutar, entre os bastidores, que o Mountain Do Costão do Santinho é uma das corridas mais técnica e difícil do Brasil. 

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Equilibrar exercícios e alimentação é o desafio moderno



A busca pelo equilíbrio entre a prática constante de exercícios físicos e alimentação saudável tem sido um dilema no cotidiano. No entanto, para a nutricionista Karoline Basquerote e o educador físico Marcus Aurelio Blauth, a solução pode estar no próprio ambiente de trabalho das pessoas.


De acordo com Blauth, um dos limitadores nesta "balança", para quem possui uma rotina de oito horas diárias, é a falta de tempo. Mas ainda assim os intervalos podem ser escapes para passeios curtos em parques, uma partida de futebol, 30 minutos de caminhada ou de exercício de intensidade moderada na academia.
"Atividades em parques, centros esportivos, academias e o futebol de final de semana podem contar para os 30 minutos diários de exercícios físicos de intensidade moderada, recomendados pelo Colégio Americano de Medicina Esportiva", disse.
"Uma simples mudança de rotina, incluindo atividades físicas e uma alimentação balanceada, pode tornar a vida de qualquer um, mesmo daqueles que trabalham mais de oito horas por dia, muito mais saudável e prazerosa", disse.
Segundo Karoline, independentemente do objetivo, a união desses hábitos é essencial para alcançar os resultados e melhorar o desempenho do organismo nas atividades do dia a dia.
A nutricionista explica que "se os exercícios forem dissociados da alimentação, não há garantia de se alcançar um bom condicionamento físico, por exemplo".
"Doenças cardiovasculares, diabetes, excesso de peso e transtornos mentais são os maiores problemas enfrentados na sociedade contemporânea. O cuidado com relação à prática de atividade física, aliado a bons hábitos alimentares, é considerado um ótimo investimento em saúde e qualidade de vida", destacou Blauth.
Quanto aos exercícios, o educador físico Marcus Aurelio Blauth é enfático: a eficiência está relacionada aos objetivos de cada indivíduo.
"Não podemos indicar, por exemplo, uma atividade aeróbica (aumenta o consumo de oxigênio e a frequência cardíaca) para um aluno que deseja ganhar massa muscular. Nesse caso, o mais indicado seria uma atividade anaeróbica com alta intensidade e curta duração", disse Blauth.
O ideal então é mesclar atividades aeróbicas e anaeróbicas para melhorar a resistência muscular e fortalecer a estrutura corporal. E lembre-se, fazer exercícios é um prazer.


quinta-feira, 16 de abril de 2015

Erros mais comuns de quem vai começar uma rotina de exercícios



As pessoas, muitas vezes, iniciam a prática de exercícios físicos porque estão acima do peso, ou desmotivadas. Essa busca pela mudança de hábitos não pode atropelar o planejamento. Quando o assunto for sair da inércia para a prática de exercícios, é necessário um acompanhamento médico.



Um dos erros comuns de quem começa a praticar exercícios é determinar objetivos quase impossíveis de serem realizados, por exemplo: diminuir a barriguinha em 1 mês.

Outro erro é não ter nenhum objetivo e começar a se exercitar somente porque você acha que é bom. Pense no que você precisa: melhor flexibilidade, mais tônus muscular ou eliminar gorduras? Se você não tem certeza do que precisa, procure um profissional da educação física para lhe orientar.

A atividade física não trás resultados imediatos. Entretanto, estima-se que quem faz academia, por exemplo, consiga começar a perceber algum resultado somente após cerca de 3 meses de exercício contínuo. Então, nada de ansiedade. Tenha paciência e os resultados aparecerão.

Fazer exercícios muito pesados ou séries com repetições exageradas logo no começo pode gerar tanta dor muscular que você vai acabar desistindo de fazer exercícios. Sendo assim, comece com uma série mais leve, aguente a dor das primeiras semanas e aumente a intensidade e o peso dos exercícios pouco a pouco. Desta forma, você não se sentirá desmotivado a praticar uma atividade física.

Achar que consegue fazer exercício físico sozinho pode ser um grande perigo para sua saúde. O exercício quando feito sem acompanhamento pode acabar sendo realizado de forma incorreta e ter consequências graves para sua saúde. Portanto, procure um educador físico antes de definir que tipo de treino vai fazer e siga as orientações do profissional de como fazer cada exercício.

Se você está acostumado a comer fast-food e acha que somente exercício físico vai te fazer emagrecer, você pode estar enganado. A reeducação alimentar tem um papel muito importante nos resultados que a atividade física pode proporcionar. Alimentar-se bem e nutritivamente e evitar alimentos gordurosos demais pode potencializar os resultados que você almeja. Consulte um nutricionista antes de iniciar os exercícios e adapte a sua dieta às suas necessidades em relação ao seu corpo.


Seguindo estas dicas você pode tirar do exercício físico tudo de melhor que ele pode oferecer, sem os riscos que algumas atitudes podem causar. Cuide da sua alimentação e do seu corpo e sua saúde ficará ainda melhor. O segredo é lembrar sempre que fazer exercícios é um prazer.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Pubalgia e suas ramificações



Você está com dor abaixo do abdômem? Cuide-se, pois pode ser pubalgia, que além disso, também se manifesta na virilha.

A pubalgia se popularizou em 1983, quando Willey descreveu o primeiro caso em atleta de futebol. A região do púbis é considerada o centro de gravidade do corpo. Nesta região, ocorre a inserção e consequente tração de diversas forças musculares como os Retos Abdominais superiormente, os Oblíquos do Abdomen numa diagonal superior, os Adutores em sentido diagonal inferior e o Reto Femoral, Íleo-Psoas e Sartório inferiormente.



Geralmente ela está associada a sobrecarga de exercícios. Em 80% dos casos os pacientes referem dor na região adutora e em 40% ao redor da sínfise púbica. Podem também referir dor na região baixa do abdômen (30%), no quadril em 12% e na bolsa escrotal em 8%.

Atualmente estima-se que cerca de 10% das lesões crônicas relacionadas ao esporte sejam pubalgia. Além da dor, que geralmente tem caráter progressivo, a incapacidade para a prática esportiva é uma característica marcante da doença.

Classificações

Grau I -Sintomas unilaterais, no membro inferior do chute;
Grau II -Sintomas bilaterais nos adutores;
Grau III -Sintomas bilaterais nos adutores e também no reto abdominal. Incapaz de praticar esportes;
Grau IV -Grau III associado a dor na coluna lombar. Atividades como defecar, espirrar e andar (para atividades diárias) causam dor.

Prevenção

Musculação e treinamento funcional são as melhores alternativas de prevenção. Os exercícios devem ser prescritos por um educador físico, com base nas atividades praticadas pelo paciente, para que o fortalecimento muscular vise o equilíbrio. Em geral, privilegia o trabalho dos músculos mais profundos, com maior numero de repetições e cargas mais baixas.

Como tratar?

Os tratamentos variam de acordo com os graus da lesão. Em síntese, pode ser necessários repouso, medicação analgésica e anti-inflamatória e afastamento das atividades físicas.


No entanto, como cada caso tem sua particularidade, é necessário a consulta com um especialista para a análise criteriosa do possível problema. E a dica geral é que você não precisa esforçar-se demais em seus exercícios. Evolua com calma e busque um profissional a qualidade. O segredo é sempre entender que fazer exercícios é um prazer.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Atividade física traz mais virilidade ao homem



Homens que praticam esportes com regularidade têm um desempenho sexual acima da média.

Se você é homem, fique atento. Se você é mulher, leve esse texto até seu companheiro. A ciência acabou de provar: homens que praticam esportes com regularidade têm um desempenho sexual acima da média. Hora de abandonar o sedentarismo, senhores.



Se perder a barriga não é motivação suficiente para você, temos um argumento que vai te fazer levantar do sofá: virilidade.

Cientistas da Cedars-Sinai Medical Center analisaram os hábitos sexuais e aeróbicos de 300 homens. Os voluntários foram divididos em quatro grupos e quem pratica esportes com regularidade têm mais ereções, orgasmos melhores — e uma satisfação sexual superior à média.

O ideal é atingir a marca de 18 MET (Equivalente Metabólico da Tarefa) por semana. Para quem não sabe, MET é um método de medir a intensidade de uma atividade física.

Os pesquisadores da Cedars-Sinai Medical Center sugerem três caminhos diferentes para chegar àqueles 18:

2 horas de exercícios intensos por semana
3,5 horas de exercícios moderados por semana
6 horas de exercícios leves por semana


Na dúvida, leve suas necessidades até um personal trainer e desenvolva um programa exclusivo de treinamento. Essa relação proporcional de exercícios e sexo não poderia ser mais evidente. Afinal de contas, sempre falamos que fazer exercícios é um prazer.

quarta-feira, 25 de março de 2015

Exercícios físicos: saiba como manter a motivação mesmo nos meses de frio



Com o passar do verão, a temperatura vai caindo aos poucos e a predisposição para os exercícios físicos também diminui. As pessoas queixam-se de dores musculares e mal sabem elas que a realização de exercícios pode ser a solução desse problema. Elaboramos algumas dicas que farão do seu inverno um período intenso.



Crie metas: É preciso criar metas. Perder quilos, diminuir medidas, ganhar condicionamento, enfim. Crie metas e, aos poucos, atinja seus objetivos. O grau de dificuldade, porém, deve ser mudado gradativamente, já que algo muito rígido pode piorar ainda mais a motivação.

Sensação de bem-estar: Focar na sensação sentida depois da malhação, em vez de só pensar na preguiça, é mais uma técnica que pode ajudar.

Treine acompanhado: A velha saída de encontrar uma companhia para se motivar também pode ser usada. Procure um amigo ou uma pessoa com quem se divirta

Reprodução: Caso não ache ninguém para lhe acompanhar, um personaltrainer pode ser a solução. Com treinos desenvolvidos especificamente para você e praticados nos horários que melhor se encaixam na sua agenda, malhação pode se tornar muito mais agradável.

Treino matutino: Procurar realizar exercícios no início do dia é outro segredo para se manter empolgado. Isso porque, segundo um estudo publicado no jornal Psychologyand Health, existe uma certa quantidade de força de vontade limitada para cada dia. Portanto, à medida que as horas passam e as pessoas destinam atenção para outras atividades cotidianas, a motivação é perdida.

Embora seja importante ficar de olho na alimentação, é importante não radicalizar a dieta. Seguir um cardápio muito restrito é um atalho para cair no desânimo, pois deixa a pessoa fraca e sem energia. O baixo consumo de carboidratos (pão, bolacha, aveia, barra de cereal, macarrão, arroz, batata) também afeta o humor

Outro fator determinante é beber muita água, pois o organismo necessita de líquido no inverno tanto quanto no verão.


Quanto à roupa, a médica ressalta que é muito importante se manter agasalhado para que ocorra a manutenção do aquecimento corporal, mas deve-se evitar a sobreposição excessiva de peças (muitas blusas, por exemplo). O segredo é se divertir com o treinamento. Afinal de contas, fazer exercícios é um prazer.

terça-feira, 17 de março de 2015

Canelite



Conheça uma doença que ataca os ossos e que muitas pessoas não sabem que possuem

A canelite é inflamação que acomete o principal osso da canela, a tíbia, ou os tendões e músculos que a cercam. Caracterizada principalmente pela dor que provoca, a canelite tem como causa principal o uso excessivo das pernas – motivado, quase sempre, por exercícios físicos.



Ela é  mais comum em mulheres, no entanto, também ataca os homens. O principal sintoma é a dor no terço inferior e de dentro da canela. A lesão é causada ​​por trauma por esforço repetido no tecido conjuntivo que envolve o osso da tíbia. Apesar de controverso, ignorar esta lesão pode resultar em uma condição mais grave, como uma fratura por estresse dos ossos.

Os fatores de risco para o desenvolvimento em corredoras incluem: fraqueza dos músculos anteriores da perna, em especial o tibial anterior, principal supinador na fase apoio médio da corrida; desequilíbrio muscular, muitas vezes causados pelo uso excessivo de salto alto no dia-a-dia; inflexibilidade e rigidez dos músculos gastrocnêmicos, sólio, e os músculos plantares (comumente o flexor longo dos dedos). Alguns autores também atribuem aumentos repentinos da atividade física, incluindo intensidade e duração fazendo com que os músculos fiquem incapazes de absorver o impacto da força de choque ao solo, e também, comprometendo a capacidade de remodelação óssea, principalmente em mulheres com história prévia de osteogenia ou osteoporose.

A canelite geralmente ocorre no final do treino e melhora ao repouso, aplicação de gelo no local ou uso de analgésicos e anti-inflamatórios. No entanto, a dor pode ocorrer também durante o inicio do exercício.


Portanto, se você está com dores na canela, aí está o alerta. A dica é procurar um médico e constatar com exatidão o caso de canelite. É claro que as pessoas precisam se cobrar em relação aos treino e, principalmente, buscar a evolução física. O segredo é não exagerar, pois lesões podem vir. A dica é sempre a mesma. Faça da atividade física, sua diversão, afinal de contas, fazer exercícios é um prazer.

quarta-feira, 11 de março de 2015

Musculação na adolescência



Na adolescência, é comum a busca pelo corpo ideal. Atualmente os jovens buscam desenvolver músculos, por isso eles estão começando a praticar cada vez mais cedo atividades físicas como a musculação. Veja algumas perguntas comuns para esse tema e suas respostas.



Qual a idade mais indicada para iniciar a prática da musculação?

Alguns estudos demonstram que crianças a partir de 7 a 8 anos já podem começar a fazer a musculação. Entretanto, várias academias liberam a prática de musculação para crianças acima de 13 anos.

Quais cuidados é preciso ter com o corpo ainda passando por transformações?

É fundamental que uma criança só faça musculação com supervisão de um profissional de educação física. Os principais cuidados são com o excesso de treinamento, que aliado a uma má alimentação pode prejudicar o crescimento dessa criança.

Desenvolvimento físico!

A parte estética também pode ser desenvolvida, ocorrendo um melhor controle de peso corporal e aumento de massa muscular, o que pode ajudar na auto estima especialmente de um adolescente.

Em quais casos a musculação é indicada para adolescentes?

Especialmente em casos de deficiência de crescimento, pois a musculação estimula os hormônios anabólicos, importantes para o crescimento muscular.

Existe algum risco no excesso de levantamento de peso, sobretudo, na faixa etária dos 12 aos 18 anos?

Em qualquer esporte, é cada vez maior o nível técnico e físico de crianças e adolescentes. Se for feito de maneira segura, através de um processo adaptativo de meses e anos (aumento gradual do peso levantado), qualquer criança ou adolescente pode levantar grandes pesos.

O exagero na musculação pode acarretar algum tipo de problema? Quais?

Sim, lesões e deficiências no crescimento muscular.

A mulher possui uma maior dificuldade para aumentar a massa muscular, pela menor produção de testosterona (um dos hormônios responsáveis pelo aumento de massa muscular). Ela pode conseguir o corpo desejado, mas para as mulheres é um processo mais longo do que para os homens.


Exercícios de simples execução de movimentos e dinâmicos são os mais recomendados. Praticar musculação com um parceiro de treino é mais motivacional, especialmente para um adolescente. E por último, ter paciência. Você não pode exagerar no treinamento. O Corpo não se modela da noite para o dia. Você deve levar a atividade a sério, se cuidar fora da academia com alimentação e, lembrar sempre que, fazer exercícios é um prazer.

quarta-feira, 4 de março de 2015

Exercício físico é benéfico na insuficiência cardíaca



Em portadores de insuficiência cardíaca, qualquer atividade simples do cotidiano, como subir escadas, fazer compras ou tomar banho, pode causar taquicardia, fadiga e dificuldade para respirar.



Tal intolerância ao esforço, segundo dados da literatura científica, está relacionada com uma hiperatividade do sistema nervoso simpático – parte do sistema nervoso autônomo responsável por controlar, entre outros fatores, os batimentos cardíacos, pressão arterial e a contração e o relaxamento de vasos sanguíneos.

Os mecanismos moleculares por trás da hiperatividade simpática e os efeitos benéficos do treinamento físico na modulação desse sistema foram investigados durante o doutorado de Lígia M. Antunes-Corrêa, realizado no Instituto do Coração da Universidade de São Paulo (Incor-USP) no âmbito do Projeto Temático.

Existem dois tipos de receptores no tecido muscular: o metaborreceptor e o mecanorreceptor. Em pessoas saudáveis, a ativação desses receptores durante a realização de exercícios físicos tem a função de aumentar a atividade do sistema cardiovascular e respiratório e garantir o aporte adequado de sangue e oxigênio para as células.

Já a hiperatividade do mecanorreceptor foi relacionada com o aumento da inflamação muscular mediada pela enzima ciclooxigenase-2 (COX2). Essa enzima participa da produção de prostaciclinas, prostaglandinas e tromboxano – moléculas que podem modular a sensibilidade dos mecanorreceptores

Em um trabalho divulgado em 2003 no Journal of the American College of Cardiology, o grupo mostrou que o treinamento físico diminuiu significativamente a atividade nervosa simpática.

Agora avançamos no entendimento de como o exercício modula a ação desses receptores. O grande diferencial da pesquisa é o aspecto translacional, ou seja, a associação entre os achados moleculares e o estado clínico do paciente.


A grande lição que podemos tomar é que respeitando nossos limites, as atividades físicas nos levam a uma vida saudável e feliz, afinal de contas, fazer exercícios é um prazer.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Os exercícios e os diferentes tipos de corpo



Não há uma única receita para um corpo perfeito. Nem há sequer um conceito único de corpo perfeito. Tudo depende do seu peso, tamanho e metabolismo. Genericamente, todos podemos ser ‘encaixados’ em três categorias. A partir daí, existem três perfis de trabalho físico a realizar em casa, na rua e na academia.



Ectomorfos: São as pessoas mais altas e magras, com membros compridos e tendência a andarem curvadas. E, geralmente, com uma maior dificuldade em ganhar massa magra – músculo. Por isso, se o objetivo é meramente estético, não vale a pena apostar nos exercícios aeróbicos, ou então continuará a emagrecer. É melhor concentrar-se no treino muscular dos grandes grupos, numa boa academia, seja com pesos livres ou com máquinas.

Endomorfos: Baixinhos e redondinhos, com um metabolismo lento que facilita a acumulação de gordura. Mas também com maior facilidade em ganhar músculo – se trabalharem para esse objetivo. Recomenda-se trabalho aeróbico, inicialmente, e progressivamente algum trabalho anaeróbico. É importante que se aposte em exercícios dinâmicos de intervalo curto, como o popular treinamento funcional. O maior obstáculo para este tipo de pessoas está na própria mente, consideram os especialistas. São tendencialmente os que desistem mais facilmente e os que ficam desanimados perante um obstáculo ou a ausência de resultados rápidos. O truque é ter paciência e continuar a treinar. Quanto às vantagens, os endomorfos são os melhores em provas de força, potência e equilíbrio como a luta e o levantamento de pesos.

Mesomorfos: Estão no meio da escala, e por isso são também os mais sortudos, geneticamente falando. Têm um bom metabolismo, mas também têm facilidade em ganhar músculo. E são relativamente mais habilidosos que os demais. Mas há que trabalhar para aproveitar essa vantagem. O ideal para os mesomorfos são os exercícios alternados de incremento da massa magra (pesos, máquinas) e aeróbicos (tudo o que implique correr, mexer).


Independente do seu tipo de corpo, a atividade física deixa a sua vida mais intensa, mais alegre e produtiva. Lembre-se sempre, fazer exercícios é um prazer.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Preparação para o carnaval: Dieta + Exercícios Físicos



Muitas pessoas extrapolam na bebida e na comida durante o carnaval. Depois, correm para as academias para recuperar o tempo perdido. Que tal fazer isso antes e já se preparar para a folia? Essa é nossa dica de hoje.



Dieta equilibrada e a prática regular de atividades físicas são fatores que preparam melhor o folião para o carnaval. Primeiro, fracione a alimentação, isto é, consuma alimentos de três em três horas ou, no máximo, a cada quatro horas. Assim o metabolismo acelera e você não sentirá fome.

A alimentação deve ser baseada em carnes magras, preferencialmente frango sem pele e peixe, e alimentos cozidos a vapor e grelhados, evitando o consumo de frituras ou o uso de muita gordura no preparo. Frutas e legumes podem ser comidos em abundância, na forma de saladas e sucos, além de cereais integrais.

E o maior aliado da alimentação é a prática regular de exercícios físicos. Esse preparo lhe dará condicionamento para o carnaval. Se você não pratica atividade física, comece com urgência e se já pratica, a dica é intensificar os treinos.

Outra dica fundamental aos foliões é a ingestão de água e não é da ardente. Sucos desintoxicantes, feitos com frutas, vegetais e gengibre, chá verde, água-de-coco são opções para limpar o organismo de impurezas e têm efeito termogênico, ou seja, aceleram a queima de calorias.

E para finalizar, atente as comidas preparadas na rua. Opte por locais com alvarás regulamentados e aprovados pela vigilância sanitária. As vezes, comprar comida em pontos clandestinos pode acabar com seu estômago, seu ânimo e seu carnaval. Se alimente com qualidade. E lembre-se, fazer exercícios é sempre um prazer.


quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Pilates e ioga ajudam no fortalecimento do corpo e mente




Uma das práticas que trazem muitos benefícios para o corpo é o pilates. Muita gente busca a modalidade para minimizar a dor em alguma região do corpo, principalmente coluna e lombar. E não importa se é no chão, na água, na bola ou no ar. O que vale é se exercitar.




Muitas pessoas acham que ioga e pilates estão ‘no mesmo saco’. No entanto, as duas práticas têm diversos aspectos diferentes. A principal diferença está no aspecto espiritual. Enquanto a ioga é tratada como uma filosofia de vida, o pilates vai direto ao lado fisiológico. O ponto em comum está na consciência corporal.

A ioga trabalha mais com a conexão com o lado mental. É uma filosofia de vida que prega a não violência contra a si próprio, evitando coisas que possam prejudicar o corpo. A prática tem diversas vertentes: ioga power, hot ioga, karma ioga, raja ioga, entre outras.

Já o pilates prioriza a resistência e não a tonificação, usando técnicas de muita repetição ao invés de cargas elevadas. Apesar do uso de alguns aparelhos, o corpo é o instrumento principal. Entre as suas vertentes estão a hidropilates, que tem maior eficácia na prevenção de lesões por ter menos impacto, e o aeropilates, que une ioga, pilates e ginástica artística.


Se você não gosta de musculação, por exemplo, pode procurar outras modalidades. Vai sempre existir alguma atividade que lhe deixe disposto e revigorado. Afinal de contas, fazer exercícios é sempre um prazer.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Dores nos músculos



As dores musculares após um treino intenso são muito comuns. Mas o que elas significam. O treino foi feito de maneira correta ou está sobrecarregando demais a musculatura?



Qual é a causa exata?

Toda vez que se inicia um treino diversificado, as dores podem aparecer. Mas elas não podem perdurar por muito tempo. Esse é o segredo. Alguns tipos de exercício são mais propensos a nos deixar doloridos, no entanto. Os mais notórios são exercícios excêntricos, que são aqueles em que um músculo passa por uma certa contração.

Quando a dor muscular é uma coisa boa?

A dor tem muito a ver com o crescimento, reparação e recuperação muscular. Assim, neste sentido, é um sinal de que coisas boas estão acontecendo. É possível sim construir o músculo sem dor, ou deixar de se machucar depois de ter se acostumado a uma rotina de treino particular. Isso não significa que a rotina não está mais funcionando.

Quando a dor muscular é uma coisa ruim?

O segredo sujo da dor muscular tardia é que ele vem com uma perda de força. Não é só que você não se sinta com vontade de se exercitar. Quando você está dolorido, seus músculos não podem produzir tanta força quanto gostaríamos. Essa fraqueza pode durar mais tempo do que a dor, por dias ou até semanas. Se você sente dores musculares o tempo todo, você pode estar sabotando seus próprios esforços de treino.

Quando você está dolorido, veja o que você pode e não pode fazer:

- Alongamento: se faz você se sentir bem, então beleza. Mas estique só um pouco;
- Gelo: banhos de gelo e massagem com gelo não aliviam a dor, apesar de que o frio e a dormência podem distrair sua mente dessa sensação;
- Roupas de compressão: usá-las após o exercício pode realmente ajudar se forem colocadas corretamente.
- Massagem: Sim, pode ajudar, mas não está claro para os cientistas que tipo de massagem é melhor ou quando você deve fazê-la.

No entanto, o diálogo com seu personal trainer resolve muitos problemas. Se seu treino lhe faz sentir dores, conte a ele. Pergunte se a carga não está muito alta. Troque os exercícios que lhe causam desconforto. Dor é um sintoma do aumento muscular, mas também pode ser um alerta para outros problemas. Você já sabe. O grande segredo é praticar atividade física com alegria, afinal de contas, fazer exercícios é um prazer.


quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Qual o melhor horário para a prática de exercícios



Veja os benefícios de cada período do dia no seu treino e pratique atividades físicas

Tem gente que acorda agitada. Já tem outras que acordam sonolentas e indispostas. Essa mudança se explica de acordo com a rotina de cada um e o nível de atividades que possuem. Alguém que trabalha demais, por exemplo, acordará extremamente cansada e indisposta. Sendo assim, não se pode afirmar que um horário seja mais apropriado que outro. O que você precisa saber é das características de cada período do dia.



Exercício pela manhã

Encontrar um horário as cinco, as seis da manhã, está cada vez mais comum nas academias. As pessoas começam o dia se exercitando e ganham tempo para as outras tarefas. O que é preciso saber, é que de manhã, o corpo está em hipoglicemia (baixo nível de glicose no sangue), devido ao período de sono.

Todavia, aqui vale um adendo a alimentação. Nenhum exercício em jejum é recomendado sem o acompanhamento profissional. Se você tem disposição para iniciar o dia malhando, beleza, mas não esqueça de se alimentar.

Exercícios a tarde

Ritmo cardíaco e sono são os focos dos exercícios na parte da tarde. Estudos mostram que o ritmo cardíaco aumenta com os exercícios aeróbicos a tarde e dá mais disposição a pessoa e, quando chega a noite, o sono é mais tranquilo.

Exercícios a noite

É a noite que os horários das academias enchem. Um pouco pelos horários do comércio, é bem verdade, mas, também pelo bom clima para malhar. O que pode acontecer, é o sono não ser muito tranquilo. Isso se deve a produção do hormônios que interferem no sono. Sendo assim, malhe no máximo, 3 horas antes de dormir. Assim seu organismo se acomoda e você relaxa. Algumas pessoas pensam que dormem melhor depois de fazerem exercícios. Esse é um engano. Elas podem  “dormir como uma pedra”, devido ao cansaço, porém o sono é agitado e não tem os efeitos desejados.



quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Dez motivos para você se exercitar mais em 2015




Quando começa um novo ano, várias pessoas pensam em desejos e estabelecem metas. E você? Colocou os exercícios físicos como prioridade? Veja os motivos para incluí-lo na lista de prioridades.



Sua expectativa de vida aumenta: De acordo com um estudo realizado em 2005, pelo médico Oscar H. Franco, publicado no Archives of Internal Medicine, pessoas que malham todos os dias conseguem aumentar em até quatro anos a sua expectativa de vida.

Você vai se sair melhor nos estudos: É claro que não adianta nada se matar no treinamento funcional e abandonar os livros. Mas você vai se sentir mais disposto e, consequentemente, vai ter mais pique para fazer os trabalhos e estudar. Além disso, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Bristol, o condicionamento físico conquistado através de exercícios aeróbicos, como corrida, dança ou caminhada, estimula a formação de novos neurônios e aumentando a sua capacidade mental.

Você se sente mais feliz: Você já percebeu que algumas pessoas que entram para essa vida fitness parecem ficar cada dia mais viciadas? É que a atividade física libera endorfina, hormônio responsável pelo bem-estar e por aquela mesma alegria e satisfação que você sente após comer uma barra de chocolate ou uma panela de brigadeiro. Pode acreditar!

A insônia vai dizer adeus: A insônia tem diversas causas e uma delas é o excesso de energia. Parece brincadeira, mas não é. Às vezes, seu corpo está precisando ficar mais "cansado".

Os problemas de visão demoram para piorar: Uma pesquisa realizada pelo The Journal of Neuroscience revelou que a aeróbica (corrida, caminhada, patinação...) pode ajudar a manter a estrutura das células nervosas da retina por mais tempo, mesmo que elas já estejam danificadas.

Combate a celulite: A celulite nada mais é do que o acúmulo de gordura entre os cordões de tecido fibroso que ligam a pele ao músculo. Uma alimentação saudável ajuda a prevenir os tão temíveis "furinhos", que importunam mais as próprias meninas do que os meninos em si.

A alimentação vai ficar mais equilibrada: Você, automaticamente, vai comer melhor. Pode acreditar! Ter uma alimentação equilibrada não é só comer verduras e sopas. Nada disso! É comer um pouquinho de tudo e evitar alguns excessos, como frituras e doces.

Vai haver um power na hidratação: Assim como vai também, automaticamente, beber mais água. E água é saúde.

Auto Estima: Você vai se sentir melhor, confiante.

Superar obstáculos é sempre gratificante: Começar aos pouquinhos, ir aumentando a velocidade da esteira, as séries de abdominais, aguentar mais tempo de treino de vôlei sem ficar muito ofegante, não desistir no meio da aula de Jump, se matricular no boxe. Você terá mais disposição também para as atividades do dia-a-dia e o trabalho.

E pra finalizar. Resuma tudo isso e aprenda, fazer exercícios é um prazer.


terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Emagreça com saúde: Suplementos




Todo texto começa praticamente igual. O mundo está cada vez mais obeso. E a busca pela solução é sempre a mesma por parte dos consumidores. A fórmula milagrosa. A fruta, o shake, o suplemente. No texto de hoje vamos falar um pouco mais dos suplementos e ressaltar a velha máxima. Emagrecimento é exercícios regulares acrescido de dieta balanceada.



Vamos lá. Os suplementos ajudam a emagrecer, sim. No entanto, eles atuam como complementos, não sendo a razão fundamental para a perda de peso. Eles têm a função emagrecedora, porém dependem inteiramente da pessoa e de sua disciplina e esforço para terem efeitos positivos com exercícios e dieta.


Como funcionam os suplementos para emagrecer

Seguindo uma dieta regrada como também alguma prática de atividade física, os suplementos para emagrecer que você ingerir terão efeitos certeiros sobre o seu corpo e metabolismo. Ao consumir tais, você ingere quantidades específicas de carboidratos que induzem seu corpo a trabalhar melhor seu metabolismo, logo você rende mais nas performances de corridas ou musculação, por exemplo, como também queima gordura de modo mais rápido e notável!

Suplementos para emagrecer podem engordar!

Sim, é verdade! Pessoas que caem nessas falsas promessas e tomam tais suplementos sem praticar exercícios, malhação e nem aderem a uma dieta podem obter um efeito contrário. Suplementos para emagrecer são compostos por carboidratos que são convertidos em energia para serem queimados durante exercícios físicos, logo se você não pratica nada nem regula sua alimentação, tudo aquilo que você consumiu pensando em emagrecer se aloja em formato de gordura localizada!


Se você estiver em dúvida, vá primeiro a um médico nutricionista. Elabore uma dieta balanceada e depois vá a um personal trainer, afinal de contas, fazer exercícios é sempre um prazer.