terça-feira, 17 de março de 2015

Canelite



Conheça uma doença que ataca os ossos e que muitas pessoas não sabem que possuem

A canelite é inflamação que acomete o principal osso da canela, a tíbia, ou os tendões e músculos que a cercam. Caracterizada principalmente pela dor que provoca, a canelite tem como causa principal o uso excessivo das pernas – motivado, quase sempre, por exercícios físicos.



Ela é  mais comum em mulheres, no entanto, também ataca os homens. O principal sintoma é a dor no terço inferior e de dentro da canela. A lesão é causada ​​por trauma por esforço repetido no tecido conjuntivo que envolve o osso da tíbia. Apesar de controverso, ignorar esta lesão pode resultar em uma condição mais grave, como uma fratura por estresse dos ossos.

Os fatores de risco para o desenvolvimento em corredoras incluem: fraqueza dos músculos anteriores da perna, em especial o tibial anterior, principal supinador na fase apoio médio da corrida; desequilíbrio muscular, muitas vezes causados pelo uso excessivo de salto alto no dia-a-dia; inflexibilidade e rigidez dos músculos gastrocnêmicos, sólio, e os músculos plantares (comumente o flexor longo dos dedos). Alguns autores também atribuem aumentos repentinos da atividade física, incluindo intensidade e duração fazendo com que os músculos fiquem incapazes de absorver o impacto da força de choque ao solo, e também, comprometendo a capacidade de remodelação óssea, principalmente em mulheres com história prévia de osteogenia ou osteoporose.

A canelite geralmente ocorre no final do treino e melhora ao repouso, aplicação de gelo no local ou uso de analgésicos e anti-inflamatórios. No entanto, a dor pode ocorrer também durante o inicio do exercício.


Portanto, se você está com dores na canela, aí está o alerta. A dica é procurar um médico e constatar com exatidão o caso de canelite. É claro que as pessoas precisam se cobrar em relação aos treino e, principalmente, buscar a evolução física. O segredo é não exagerar, pois lesões podem vir. A dica é sempre a mesma. Faça da atividade física, sua diversão, afinal de contas, fazer exercícios é um prazer.

Nenhum comentário: