quarta-feira, 1 de outubro de 2014

A corrida e a primavera





Chegamos à primavera. Se antes você tinha desculpa para não praticar exercícios, agora não dá mais. Se você ainda não pratica a corrida essa é a hora e se você já pratica, que tal dar uma chance às trilhas? Além de trazer motivação e o contato com a natureza, elas ajudam o atleta a desenvolver agilidade, concentração, equilíbrio e força.



VOCÊ É UM CORREDOR INICIANTE: PROCURE - Trajetos de cascalho; trilhas largas de terra; trilhas em ferrovias. Elas são protegidas do trânsito e têm menos cruzamentos. A superfície é mais suave que o cimento e asfalto — uma vantagem para iniciantes, que podem sofrer durante ou depois de correr na estrada. Além do mais, explorar novas rotas pode afastar o tédio – e correr vira uma aventura.
O TREINO - Inicie com 20 a 30 minutos, alternando caminhada e corrida.

VOCÊ É ADEPTO DA ESTEIRA: PROCURE - Qualquer trilha próxima a sua casa ou trabalho, mas que seja na maior parte plana, de terra não muito acidentada. Um percurso de cascalho ou terra batida é o ideal. Você pode ir para a academia correndo. Pense nisso e elabore seu trajeto.
O TREINO - Conte o tempo de treino em vez da distância percorrida. Trilhas tendem a desacelerar a sua corrida, e estressar-se por causa do ritmo pode anular o objetivo do treino.

VOCÊ SE LESIONA FACILMENTE: PROCURE - Superfícies macias, como grama ou terra. Nelas, seus músculos e articulações sofrem menor impacto (em relação ao asfalto e concreto). Em trilhas, geralmente corremos numa velocidade menor que em um percurso plano e no asfalto, o que pode ser interessante para quem tende a acelerar demais e frequentemente nos treinos.
O TREINO - Comece com uma corrida curta de 15 a 20 minutos para testar o corpo. Caminhe em subidas e descidas para prolongar sua sessão ao ar livre.

VOCÊ CORRE NA RUA: PROCURE - Um percurso não técnico, com aclives e declives desafiadores. A natureza das trilhas, com suas subidas, descidas e terrenos variados, obriga você a correr em ritmos diferentes, o que equivale a um treino intervalado sem ter que contar as voltas ou ficar olhando no relógio.
O TREINO - Corra forte na subida e recupere na descida.

t- Uma trilha em que nunca correu antes. Um percurso que o leve a partes novas de uma trilha conhecida ou uma prova em um local que o inspire
O TREINO - Escolha uma rota 20% mais longa do que o que está acostumado a correr e treine para evoluir.

Com a flores da primavera, não há desculpas para não correr. Escolha o seu percurso e tenha força de vontade. Lembre-se que fazer exercícios é um prazer.

Nenhum comentário: