sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Vai correr? Leve consigo essas dicas





Muitas pessoas são movidas por bons exemplos. Se você é um indivíduo que venceu seus limites e, hoje, corre em provas de rua, pode servir de estímulo para um colega. Por isso, veja algumas dicas e aprenda a motivar você e seus colegas para boas práticas


Dicas básicas para prática da corrida.

Calçado adequado: Os treinos para corridas podem começar tanto na academia como nas ruas. Na academia, as esteiras têm velocidades constantes e, ainda, você enfrentará um percurso plano e amortecido. Já nas ruas, as subidas e descidas são constantes, bem como as calçadas irregulares. Por isso, em ambas as circunstâncias, o calçado pode ser fundamental para amortecer os impactos e lhe dar mais conforto ao realizar a corrida. Pergunte a corredores as melhores marcas e modelos e compra o seu par.

Escolha bem o local de treino: No começo, você irá descobrir seus limites. O correto é ir a uma academia, fazer uma avaliação física e saber as velocidades que precisa manter para melhorar o condicionamento. Se os recursos forem escassos e você optar pelas ruas, escolha praças com ares puros e percursos planos.

Fique atento a seu ritmo: Tentem começar a prática de exercícios com corridas de 5 a 10 segundos e depois, caminhadas de 50 a 55 segundos. Se estiver sobrando fôlego, vá aumentando o ritmo aos poucos. (Os treinos não devem durar mais que 15 minutos)

Planeje o treinamento: Você precisa delimitar quantas vezes por semana vai poder praticar a corrida e manter os treinos. Se for melhorando o condicionamento, vá aumentando o tempo de corrida e diminuindo o de caminhada. Aos poucos, estará só correndo.

A motivação é fundamental: Todo atleta busca motivação. Se você pensa em não continuar, estabeleça metas. Participe de corridas amadoras, faça trilhas correndo, estabeleça melhores tempos para seu percurso, enfim.

Com essas dicas, já é possível começar. Na dúvida, vá até um profissional qualificado e mude seus hábitos para melhor. Correr, para muitos, é algo penoso. Mas toda mudança, no início, é difícil. Com o passar do tempo, você começara a se sentir bem, respirando melhor e acordando mais disposto. É aí que a prática de exercícios começa a ser prazerosa. Por isso, comece, motive-se e dê também exemplo a mais e mais amigos.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Aprenda a realizar o “milagre” do emagrecimento.





Muitos querem emagrecer. E para isso, vários são os métodos, dietas e porque não, as loucuras. Perder peso é um processo lento e só quem sabe disso consegue os melhores resultados. Foi pensando nisso que trago a vocês os três passos para o emagrecimento saudável.

1º Passo – Procure por um nutricionista:  

Esse é o primeiro e mais importante passo para um emagrecimento saudável. O nutricionista vai lhe pedir exames, avaliar se você tem alguma doença crônica, o que gosta de comer, quais itens tem rejeição. Assim, ele irá lhe propor a dieta adequada, excluindo os alimentos proibidos, seja por doença ou rejeição. Uma boa dieta é aquela que se encaixa no perfil do paciente. Conciliando os alimentos e gostando do que ingere, o indivíduo terá mais facilidade para se adaptar ao novo cardápio e a manutenção da dieta se torna mais fácil. Assim, além de perder peso, a pessoa não vai sofrer com o efeito sanfona.

2º Passo – Vá a vários supermercados: 

Geralmente, as dietas são compostas por alimentos diferentes do que os indivíduos já estavam acostumados. O pão precisa ser diferente, o queijo tem que ser magro. É a troca dos convencionais pelos light e diet. Esses alimentos magros são, quase sempre, mais caros que os convencionais. A dica é ir a vários supermercados e orçar todos os produtos. Assim, você saberá onde a comida é mais barata. Haverá ainda casos em que determinados produtos sejam mais baratos em um local e o restante, em outro. Nesses casos, comprar separadamente, um pouco em um supermercado e o resto no outro, poderá fazer toda a diferença e seu orçamento não irá ficar tão apertado. Apesar de desconfortável, essa tarefa pode ser muito importante.

3º Passo – Vá para a academia: 

Com a dieta em mãos e os alimentos comprados, o próximo passo é iniciar a prática diária de exercícios físicos. Os sedentários precisam atentar para esse processo. Se o corpo não está habituado à prática de exercícios, a dica é ir começando devagar. Se ainda sobra um dinheiro no final do mês, recorra às academias. Lá, um profissional irá fazer o acompanhamento e lhe indicar os melhores caminhos para perda de peso. A musculação também irá lhe ajudar com o aumento da massa magra, evitando a flacidez da pele. Aos poucos o condicionamento vai sendo adquirido. Se a pessoa não tem dinheiro para a academia, então a dica é começar com caminhadas. Vá descobrindo os seus limites e faça tudo com muita calma. Aos poucos, quando se sentir confortável, vá aumentando a intensidade dos movimentos e, quem sabe, comece a correr.

Aparentemente, esses três passos parecem simples, mas envolvem uma tremenda motivação. Perder peso é se reeducar, comendo diferente, criando bons hábitos e procurando forças para não relaxar e deixar tanto esforço ir por água abaixo depois de um tempo. Você é capaz, sim. Basta começar logo e parar de deixar para segunda-feira. A sua saúde pode ser melhorada hoje. Pense nisso. 

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Dicas posturais para dormir



Melhore seu sono e acorde mais disposto(a) com dicas simples

Dormir é uma necessidade básica do ser humano. No entanto, o que os brasileiros tem feito menos nos dias atuais é “dormir bem”. Foi pensando nisso que resolvi escrever sobre as posturas ideais para dormir.


Para começar, o bom sono passa pela escolha correta do colchão. Existem pessoas com problemas crônicos de coluna. Estas precisam de um colchão especial. Veja com o seu especialista, a tecnologia mais indicada. Escolhido então o colchão, que é fundamental, passamos para a postura.

Ao deitar com o abdômen para cima, o travesseiro é fundamental. É preciso deixar a nuca na mesma altura dos ombros, para evitar lesões no pescoço e torcicolos. Outro travesseiro deve ser colocado embaixo dos joelhos.

Se for deitar de lado, não pode colocar os braços debaixo do travesseiro. Isso poderá criar lesões no ombro e também contribuir para o aparecimento de rugas na face. Um travesseiro pode ser colocado entre os joelhos.

Essas duas dicas são simples, mas podem fazer toda a diferença. Uma pessoa que dorme bem acorda mais disposta e descansa de verdade. Além desses benefícios, quem dorme bem não tem dores e nem problemas durante o dia.

Veja também imagem com a explicação das posturas certas e erradas durante o sono.