Correr faz muito bem para a saúde
|
A primeira alteração que verificamos desde a realização do primeiro treino é a redução da pressão arterial cerca de 20 minutos após a atividade. Isso é causado devido à dilatação dos vasos sanguíneos proporcionada durante a atividade.
Com o condicionamento físico continuarão ocorrendo alterações em nosso organismo, com o melhor funcionamento dos órgãos envolvidos na respiração e circulação, principalmente. Veja as principais mudanças fisiológicas:
- Pressão Arterial: a atividade física é um importante meio de controle da pressão arterial; pessoas hipertensas podem utilizar a prática de exercícios para diminuição de medicamentos e também para controle da pressão durante o dia. Atualmente indica-se a prática de exercícios leves, em torno de 10 a 20 minutos, de 2 a 3 vezes ao dia para melhor estabilidade da pressão.
- Pulmão: melhora da capacidade de inspirar, acumulando um volume de ar maior a vias aéreas mais condicionadas.
- Coração: o coração é um músculo, e a melhor forma de treiná-lo é através do trabalho aeróbico,que melhora a capacidade de ejeção e torna-o mais eficiente.
- Colesterol: a corrida ajuda a controlar o nível de colesterol bom (HDL), diminui o colesterol ruim (LDL), sobretudo durante os treinos mais longos.
- Controle de peso corporal: a corrida é um dos exercícios que consomem mais calorias, devido à grande massa corporal utilizada. Outra questão importante é que, quem corre, passa a se preocupar mais com o corpo e a consumir alguns alimentos com moderação.
- Controle da osteoporose: o impacto é um importante meio de controle da osteoporose, ao contrario do que muitos médicos falavam há vários anos. A corrida auxilia no aumento da densidade óssea e na absorção de cálcio, desde que realizada em intensidade moderada.
- Fortalecimento da musculatura: a corrida auxilia no fortalecimento e na definição da musculatura das pernas e dos músculos posturais.
Fonte: Corra, guia completo de corrida, treino e qualidade de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário