quinta-feira, 1 de setembro de 2016

De musculação a dança: Exercícios para se manter longe das dores nas costas


Em geral, problemas de coluna acometem uma parte considerável da população. Especialistas estimam que de 10 pessoas, pelo menos 8 já sofreram, ou sofrem, algum tipo de dor nas costas. Essas dores, surgem com sintoma de alguma outra doença, ou até mesmo como resultado de um excesso de peso levantado de forma errônea, um esforço efetivado de forma indevida.

Na semana passada falamos de como o sedentarismo atinge as pessoas, e é esta condição sedentária também a grande vilã neste ponto. Acostumamos a passar os dias sentados na frente do computador, mantendo na maioria das vezes uma postura errada, e isto nos resulta em dores, que podem variar das que desaparecem de forma espontânea até as que se tornam crônicas e duram dias, semanas, e meses, se não tratadas.

Diante disto, engana-se quem pensa que o repouso é a solução absoluta para o alívio dessas dores. Durante a crise ele faz-se necessário, mas, fora dela, é uma forma de prevenção de novas crises, e as modalidades de exercícios são muitas, de musculação a dança.

Em casos em que a estabilidade articular está afetada, a musculação é o exercício recomendado. Ele estimula o fortalecimento muscular, ajuda a restabelecer e resguardar a coluna. A atividade física que resulta em fortalecimento estimula a reconstrução, além de ajudar a realinhar a postura e a perda de peso.

Aos adeptos da natação, fique sabendo que atividades feitas na piscina são as mais recomendadas, principalmente aos que não pode sofrer altos impactos nas articulações. Além do fortalecimento muscular e dos benefícios para a postura causados pela natação, ela alonga e alivia a pressão sobre a coluna, aumentando a amplitude do corpo. Mas, se a escolha for a hidroginástica, saibam que ela é recomendada para combater a má postura, dores lombares e cervicais, insônia e sedentarismo.

E que tal combater a dor na coluna com a dança? Além de reduzir o risco de osteoporose, a dança fortalece a musculatura e aumenta a flexibilidade e a consciência corporal. Ao prestarmos mais atenção aos movimentos do corpo, começamos a reconhecer os próprios limites, as articulações e, principalmente, a postura.

A caminhada também entra nesta lista de exercícios benéficos para a coluna. Dar algumas voltas nos quarteirões próximos de casa ou andar no parque pode combater dores na coluna, nos joelhos e nas pernas e aumentar a força e a resistência, contanto que seja feita de forma correta, observando se a postura está alinhada.

E por último, temos também o pilates. Os movimentos realizados no pilates eliminam as tensões e desequilíbrios da coluna cervical e os exercícios abdominais dão estabilidade e flexibilidade para a coluna. Entretanto, para quem apresenta dores na coluna, é importante uma avaliação antes de iniciar a atividade. 

Nenhum comentário: