quarta-feira, 20 de julho de 2016

​Os benefícios da corrida

Quando alguém se dedica à corrida, além do sentimento de liberdade, e ter o vento batendo em seu rosto, acaba por sentir-se mais leve, e longe de pensamentos fixos em problemas que antes lhe atingiam em demasia. Pesquisas em neurociência mostram que os efeitos da corrida, um exercício aeróbico de intensidade, tem efeito na clareza cognitiva e no bem-estar emocional do atleta.


São inúmeros os benefícios de uma corrida, e os resultados são sentidos, além da redução de gordura corporal, na melhora da ansiedade e tensão; melhora do sono; melhora da capacidade cardiovascular e pulmonar; nos níveis de colesterol. Melhora também a força de membros inferiores, auxilia na redução da osteoporose, e na diminuição da pressão sanguínea.
Uma pesquisa realizada pela Academia Americana de Neuropsicologia Clínica aponta que um exercício aeróbico de cerca de 30 a 40 minutos é capaz de fazer com que novas células cerebrais nasçam. Sendo assim, quando corremos, estamos estimulando nosso cérebro ajudando-a a permanecer saudável.

O resultado da mesma pesquisa mostra que, além de todos os benefícios, a corrida faz com que sejam reduzidos os períodos em que as emoções negativas “assombram” quem sente. Da mesma forma, o cérebro possui uma reação de resposta mais forte aos estímulos quando se trata de um corredor que mantenha uma frequência de exercícios.
Em outras palavras, correr, ou praticar qualquer atividade física é um ganho em potencial para o corpo, mente, e uma conexão com o mundo.

Nenhum comentário: