terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Os exercícios e os diferentes tipos de corpo



Não há uma única receita para um corpo perfeito. Nem há sequer um conceito único de corpo perfeito. Tudo depende do seu peso, tamanho e metabolismo. Genericamente, todos podemos ser ‘encaixados’ em três categorias. A partir daí, existem três perfis de trabalho físico a realizar em casa, na rua e na academia.



Ectomorfos: São as pessoas mais altas e magras, com membros compridos e tendência a andarem curvadas. E, geralmente, com uma maior dificuldade em ganhar massa magra – músculo. Por isso, se o objetivo é meramente estético, não vale a pena apostar nos exercícios aeróbicos, ou então continuará a emagrecer. É melhor concentrar-se no treino muscular dos grandes grupos, numa boa academia, seja com pesos livres ou com máquinas.

Endomorfos: Baixinhos e redondinhos, com um metabolismo lento que facilita a acumulação de gordura. Mas também com maior facilidade em ganhar músculo – se trabalharem para esse objetivo. Recomenda-se trabalho aeróbico, inicialmente, e progressivamente algum trabalho anaeróbico. É importante que se aposte em exercícios dinâmicos de intervalo curto, como o popular treinamento funcional. O maior obstáculo para este tipo de pessoas está na própria mente, consideram os especialistas. São tendencialmente os que desistem mais facilmente e os que ficam desanimados perante um obstáculo ou a ausência de resultados rápidos. O truque é ter paciência e continuar a treinar. Quanto às vantagens, os endomorfos são os melhores em provas de força, potência e equilíbrio como a luta e o levantamento de pesos.

Mesomorfos: Estão no meio da escala, e por isso são também os mais sortudos, geneticamente falando. Têm um bom metabolismo, mas também têm facilidade em ganhar músculo. E são relativamente mais habilidosos que os demais. Mas há que trabalhar para aproveitar essa vantagem. O ideal para os mesomorfos são os exercícios alternados de incremento da massa magra (pesos, máquinas) e aeróbicos (tudo o que implique correr, mexer).


Independente do seu tipo de corpo, a atividade física deixa a sua vida mais intensa, mais alegre e produtiva. Lembre-se sempre, fazer exercícios é um prazer.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Preparação para o carnaval: Dieta + Exercícios Físicos



Muitas pessoas extrapolam na bebida e na comida durante o carnaval. Depois, correm para as academias para recuperar o tempo perdido. Que tal fazer isso antes e já se preparar para a folia? Essa é nossa dica de hoje.



Dieta equilibrada e a prática regular de atividades físicas são fatores que preparam melhor o folião para o carnaval. Primeiro, fracione a alimentação, isto é, consuma alimentos de três em três horas ou, no máximo, a cada quatro horas. Assim o metabolismo acelera e você não sentirá fome.

A alimentação deve ser baseada em carnes magras, preferencialmente frango sem pele e peixe, e alimentos cozidos a vapor e grelhados, evitando o consumo de frituras ou o uso de muita gordura no preparo. Frutas e legumes podem ser comidos em abundância, na forma de saladas e sucos, além de cereais integrais.

E o maior aliado da alimentação é a prática regular de exercícios físicos. Esse preparo lhe dará condicionamento para o carnaval. Se você não pratica atividade física, comece com urgência e se já pratica, a dica é intensificar os treinos.

Outra dica fundamental aos foliões é a ingestão de água e não é da ardente. Sucos desintoxicantes, feitos com frutas, vegetais e gengibre, chá verde, água-de-coco são opções para limpar o organismo de impurezas e têm efeito termogênico, ou seja, aceleram a queima de calorias.

E para finalizar, atente as comidas preparadas na rua. Opte por locais com alvarás regulamentados e aprovados pela vigilância sanitária. As vezes, comprar comida em pontos clandestinos pode acabar com seu estômago, seu ânimo e seu carnaval. Se alimente com qualidade. E lembre-se, fazer exercícios é sempre um prazer.


quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Pilates e ioga ajudam no fortalecimento do corpo e mente




Uma das práticas que trazem muitos benefícios para o corpo é o pilates. Muita gente busca a modalidade para minimizar a dor em alguma região do corpo, principalmente coluna e lombar. E não importa se é no chão, na água, na bola ou no ar. O que vale é se exercitar.




Muitas pessoas acham que ioga e pilates estão ‘no mesmo saco’. No entanto, as duas práticas têm diversos aspectos diferentes. A principal diferença está no aspecto espiritual. Enquanto a ioga é tratada como uma filosofia de vida, o pilates vai direto ao lado fisiológico. O ponto em comum está na consciência corporal.

A ioga trabalha mais com a conexão com o lado mental. É uma filosofia de vida que prega a não violência contra a si próprio, evitando coisas que possam prejudicar o corpo. A prática tem diversas vertentes: ioga power, hot ioga, karma ioga, raja ioga, entre outras.

Já o pilates prioriza a resistência e não a tonificação, usando técnicas de muita repetição ao invés de cargas elevadas. Apesar do uso de alguns aparelhos, o corpo é o instrumento principal. Entre as suas vertentes estão a hidropilates, que tem maior eficácia na prevenção de lesões por ter menos impacto, e o aeropilates, que une ioga, pilates e ginástica artística.


Se você não gosta de musculação, por exemplo, pode procurar outras modalidades. Vai sempre existir alguma atividade que lhe deixe disposto e revigorado. Afinal de contas, fazer exercícios é sempre um prazer.