quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Dores nos músculos



As dores musculares após um treino intenso são muito comuns. Mas o que elas significam. O treino foi feito de maneira correta ou está sobrecarregando demais a musculatura?



Qual é a causa exata?

Toda vez que se inicia um treino diversificado, as dores podem aparecer. Mas elas não podem perdurar por muito tempo. Esse é o segredo. Alguns tipos de exercício são mais propensos a nos deixar doloridos, no entanto. Os mais notórios são exercícios excêntricos, que são aqueles em que um músculo passa por uma certa contração.

Quando a dor muscular é uma coisa boa?

A dor tem muito a ver com o crescimento, reparação e recuperação muscular. Assim, neste sentido, é um sinal de que coisas boas estão acontecendo. É possível sim construir o músculo sem dor, ou deixar de se machucar depois de ter se acostumado a uma rotina de treino particular. Isso não significa que a rotina não está mais funcionando.

Quando a dor muscular é uma coisa ruim?

O segredo sujo da dor muscular tardia é que ele vem com uma perda de força. Não é só que você não se sinta com vontade de se exercitar. Quando você está dolorido, seus músculos não podem produzir tanta força quanto gostaríamos. Essa fraqueza pode durar mais tempo do que a dor, por dias ou até semanas. Se você sente dores musculares o tempo todo, você pode estar sabotando seus próprios esforços de treino.

Quando você está dolorido, veja o que você pode e não pode fazer:

- Alongamento: se faz você se sentir bem, então beleza. Mas estique só um pouco;
- Gelo: banhos de gelo e massagem com gelo não aliviam a dor, apesar de que o frio e a dormência podem distrair sua mente dessa sensação;
- Roupas de compressão: usá-las após o exercício pode realmente ajudar se forem colocadas corretamente.
- Massagem: Sim, pode ajudar, mas não está claro para os cientistas que tipo de massagem é melhor ou quando você deve fazê-la.

No entanto, o diálogo com seu personal trainer resolve muitos problemas. Se seu treino lhe faz sentir dores, conte a ele. Pergunte se a carga não está muito alta. Troque os exercícios que lhe causam desconforto. Dor é um sintoma do aumento muscular, mas também pode ser um alerta para outros problemas. Você já sabe. O grande segredo é praticar atividade física com alegria, afinal de contas, fazer exercícios é um prazer.


quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Qual o melhor horário para a prática de exercícios



Veja os benefícios de cada período do dia no seu treino e pratique atividades físicas

Tem gente que acorda agitada. Já tem outras que acordam sonolentas e indispostas. Essa mudança se explica de acordo com a rotina de cada um e o nível de atividades que possuem. Alguém que trabalha demais, por exemplo, acordará extremamente cansada e indisposta. Sendo assim, não se pode afirmar que um horário seja mais apropriado que outro. O que você precisa saber é das características de cada período do dia.



Exercício pela manhã

Encontrar um horário as cinco, as seis da manhã, está cada vez mais comum nas academias. As pessoas começam o dia se exercitando e ganham tempo para as outras tarefas. O que é preciso saber, é que de manhã, o corpo está em hipoglicemia (baixo nível de glicose no sangue), devido ao período de sono.

Todavia, aqui vale um adendo a alimentação. Nenhum exercício em jejum é recomendado sem o acompanhamento profissional. Se você tem disposição para iniciar o dia malhando, beleza, mas não esqueça de se alimentar.

Exercícios a tarde

Ritmo cardíaco e sono são os focos dos exercícios na parte da tarde. Estudos mostram que o ritmo cardíaco aumenta com os exercícios aeróbicos a tarde e dá mais disposição a pessoa e, quando chega a noite, o sono é mais tranquilo.

Exercícios a noite

É a noite que os horários das academias enchem. Um pouco pelos horários do comércio, é bem verdade, mas, também pelo bom clima para malhar. O que pode acontecer, é o sono não ser muito tranquilo. Isso se deve a produção do hormônios que interferem no sono. Sendo assim, malhe no máximo, 3 horas antes de dormir. Assim seu organismo se acomoda e você relaxa. Algumas pessoas pensam que dormem melhor depois de fazerem exercícios. Esse é um engano. Elas podem  “dormir como uma pedra”, devido ao cansaço, porém o sono é agitado e não tem os efeitos desejados.



quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Dez motivos para você se exercitar mais em 2015




Quando começa um novo ano, várias pessoas pensam em desejos e estabelecem metas. E você? Colocou os exercícios físicos como prioridade? Veja os motivos para incluí-lo na lista de prioridades.



Sua expectativa de vida aumenta: De acordo com um estudo realizado em 2005, pelo médico Oscar H. Franco, publicado no Archives of Internal Medicine, pessoas que malham todos os dias conseguem aumentar em até quatro anos a sua expectativa de vida.

Você vai se sair melhor nos estudos: É claro que não adianta nada se matar no treinamento funcional e abandonar os livros. Mas você vai se sentir mais disposto e, consequentemente, vai ter mais pique para fazer os trabalhos e estudar. Além disso, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Bristol, o condicionamento físico conquistado através de exercícios aeróbicos, como corrida, dança ou caminhada, estimula a formação de novos neurônios e aumentando a sua capacidade mental.

Você se sente mais feliz: Você já percebeu que algumas pessoas que entram para essa vida fitness parecem ficar cada dia mais viciadas? É que a atividade física libera endorfina, hormônio responsável pelo bem-estar e por aquela mesma alegria e satisfação que você sente após comer uma barra de chocolate ou uma panela de brigadeiro. Pode acreditar!

A insônia vai dizer adeus: A insônia tem diversas causas e uma delas é o excesso de energia. Parece brincadeira, mas não é. Às vezes, seu corpo está precisando ficar mais "cansado".

Os problemas de visão demoram para piorar: Uma pesquisa realizada pelo The Journal of Neuroscience revelou que a aeróbica (corrida, caminhada, patinação...) pode ajudar a manter a estrutura das células nervosas da retina por mais tempo, mesmo que elas já estejam danificadas.

Combate a celulite: A celulite nada mais é do que o acúmulo de gordura entre os cordões de tecido fibroso que ligam a pele ao músculo. Uma alimentação saudável ajuda a prevenir os tão temíveis "furinhos", que importunam mais as próprias meninas do que os meninos em si.

A alimentação vai ficar mais equilibrada: Você, automaticamente, vai comer melhor. Pode acreditar! Ter uma alimentação equilibrada não é só comer verduras e sopas. Nada disso! É comer um pouquinho de tudo e evitar alguns excessos, como frituras e doces.

Vai haver um power na hidratação: Assim como vai também, automaticamente, beber mais água. E água é saúde.

Auto Estima: Você vai se sentir melhor, confiante.

Superar obstáculos é sempre gratificante: Começar aos pouquinhos, ir aumentando a velocidade da esteira, as séries de abdominais, aguentar mais tempo de treino de vôlei sem ficar muito ofegante, não desistir no meio da aula de Jump, se matricular no boxe. Você terá mais disposição também para as atividades do dia-a-dia e o trabalho.

E pra finalizar. Resuma tudo isso e aprenda, fazer exercícios é um prazer.


terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Emagreça com saúde: Suplementos




Todo texto começa praticamente igual. O mundo está cada vez mais obeso. E a busca pela solução é sempre a mesma por parte dos consumidores. A fórmula milagrosa. A fruta, o shake, o suplemente. No texto de hoje vamos falar um pouco mais dos suplementos e ressaltar a velha máxima. Emagrecimento é exercícios regulares acrescido de dieta balanceada.



Vamos lá. Os suplementos ajudam a emagrecer, sim. No entanto, eles atuam como complementos, não sendo a razão fundamental para a perda de peso. Eles têm a função emagrecedora, porém dependem inteiramente da pessoa e de sua disciplina e esforço para terem efeitos positivos com exercícios e dieta.


Como funcionam os suplementos para emagrecer

Seguindo uma dieta regrada como também alguma prática de atividade física, os suplementos para emagrecer que você ingerir terão efeitos certeiros sobre o seu corpo e metabolismo. Ao consumir tais, você ingere quantidades específicas de carboidratos que induzem seu corpo a trabalhar melhor seu metabolismo, logo você rende mais nas performances de corridas ou musculação, por exemplo, como também queima gordura de modo mais rápido e notável!

Suplementos para emagrecer podem engordar!

Sim, é verdade! Pessoas que caem nessas falsas promessas e tomam tais suplementos sem praticar exercícios, malhação e nem aderem a uma dieta podem obter um efeito contrário. Suplementos para emagrecer são compostos por carboidratos que são convertidos em energia para serem queimados durante exercícios físicos, logo se você não pratica nada nem regula sua alimentação, tudo aquilo que você consumiu pensando em emagrecer se aloja em formato de gordura localizada!


Se você estiver em dúvida, vá primeiro a um médico nutricionista. Elabore uma dieta balanceada e depois vá a um personal trainer, afinal de contas, fazer exercícios é sempre um prazer.